Adiamento do IV Congresso Internacional de Cultura Lusófona Contemporânea (CICLC2021)
Estimados Colegas
Esperávamos receber-vos em junho de 2020, mas este ano excepcional, que nos deixou a todos em suspenso, impossibilitou o nosso encontro no IV Congresso Internacional de Cultura Lusófona Contemporânea – Crónica entre o Útil e o Fútil.
Face à incerteza, decidimos que o evento se realizará nos dias 1 e 2 de julho de 2021. Temos esperança de que nessa data já nos possamos encontrar presencialmente. Se tal não for possível, faremos a migração para o digital e/ ou adoptaremos um formato misto, com participações à distância, para aqueles que assim o desejarem.
Cientes de que esta dilação pode captar o interesse de outros estudiosos da crónica, lançamos a 3ª chamada de trabalhos para o IV CICLC, que se encontra aberta
Lançamos, assim, a nossa 3ª chamada de trabalhos, aberta até ao próximo dia 31 de outubro e pedimos a vossa atenção para as novas datas.
CICLC 2021
4 e 5 de junho de 2020
ESECS-IPP, Portalegre, Portugal
Bem-vindos ao Congresso Internacional de Cultura Lusófona Contemporânea!
O CICLC é organizado desde 2012 na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre. Nesse, ano o tema foi “A Mulher na Literatura e Outras Artes”, e a poetisa Maria Teresa Horta esteve connosco. Em 2015, recebemos Pilar del Rio e falou-se de “Representações do Outro: Olhares Plurais”. Na edição de 2018, as Fronteiras e Horizontes – espaço(s) e tempo(s) de diálogo ocuparam-nos e acolhemos Professora Inocência Mata, que nos falou sobre lusofonia e pós-colonialidade.
Na sua quarta edição, o CICLC une-se às celebrações do 25º aniversário da licenciatura em Jornalismo da ESECS-IPP, ao escolher como tema a crónica.
Etimologicamente derivada de chronos – tempo -, a crónica confundiu-se com a historiografia até ao século XIX, quando a expansão da imprensa e do jornalismo a reinventam e a fazem renascer com a feição que hoje lhe conhecemos.
A notoriedade da forma, atestada pela sua prevalência nos media tradicionais, pela migração da forma para plataformas online, a par da fortuna que goza no mercado editorial, parece ir ao encontro de uma nova máxima popular: a lusofonia é uma nação de cronistas.
Assim, o CICLC 2020 convida à participação de estudiosos de campos diversificados, interessados no estudo da crónica, nas suas diversas facetas e usos.
Esperamos por vós na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Portalegre, Portugal!